E o que é que está quase a começar?
O novo ano escutista, pois claro!
Já sei que estão todos mortinhos por se voltarem a reencontrar com os irmãos escutas, saberem quem é que serão os vossos chefes, quem é que passou de secção!
Já falta pouco! Todas as vossas dúvidas poderão ser esclarecidas já no próximo dia 27 de Outubro!
Aqui fica o que vocês precisam de saber:
09h30 - Concentração na Igreja de Alguber (uniformizados, quem tem uniforme, claro!).
16h00 - Encerramento
Aqui fica o que vocês precisam de trazer:
- almoço;
- um caderno (de caça) e uma caneta/lápis.
- boa disposição
Até domingo!
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
quinta-feira, 11 de julho de 2013
Estão abertas as inscrições para o Ano Escutista 2013-2014
Estão abertas as inscrições para o Agrupamento 1007 de Alguber.
Quem quiser fazer parte desta família escutista, basta enviar um mail
ou colocar uma mensagem no Facebook com o nome, data de nascimento e contacto.
Inscrevam-se!
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Uma casa aberta a todos, D. Manuel Clemente
«Foi a partir de Torres Vedras, e de um agrupamento que se fundou no Seminário de Penafirme, que começámos a fazer proliferar iniciativas escutistas desde Alcobaça até Mafra. Hoje são quase meia centena de agrupamentos por onde, em meio século, passaram milhares de homens e mulheres que foram marcados – alguns muito bem marcados – por essa espiritualidade do escutismo, que costumo chamar «A Igreja acampada». (...)
A minha espiritualidade é também a de uma Igreja acampada e com a tenda itinerante.
Do que aconteceu entre a adolescência e a juventude, absolutamente normais para qualquer jovem estudante dos anos 60 que fosse católico e que andasse ligado à paróquia, ao escutismo, à Acção Católica, etc., o que acabou por ir prevalecendo foi a concentração num tipo de actividades que tem a ver com a Igreja, com fé, com conversas de assuntos religiosos. E foi isso que, depois do curso universitário, me levou ao seminário. Porque também não tinha disponibilidade interior para outro tipo de vida.
Significativamente e desde muito cedo, a dimensão histórica das coisas esteve presente. Nasci numa família com alguns parentes idosos, onde se contavam episódios pessoais que entroncavam na história nacional, desde meados do século XIX. E, em geral, as conversas precediam o presente com alusões mais antigas.
Creio que este foi um factor determinante, para que o sentido do tempo e do devir se tornasse medular no meu modo pessoal de ser e de sentir.»
In:Uma casa aberta a todos, D. Manuel Clemente
A minha espiritualidade é também a de uma Igreja acampada e com a tenda itinerante.
Do que aconteceu entre a adolescência e a juventude, absolutamente normais para qualquer jovem estudante dos anos 60 que fosse católico e que andasse ligado à paróquia, ao escutismo, à Acção Católica, etc., o que acabou por ir prevalecendo foi a concentração num tipo de actividades que tem a ver com a Igreja, com fé, com conversas de assuntos religiosos. E foi isso que, depois do curso universitário, me levou ao seminário. Porque também não tinha disponibilidade interior para outro tipo de vida.
Significativamente e desde muito cedo, a dimensão histórica das coisas esteve presente. Nasci numa família com alguns parentes idosos, onde se contavam episódios pessoais que entroncavam na história nacional, desde meados do século XIX. E, em geral, as conversas precediam o presente com alusões mais antigas.
Creio que este foi um factor determinante, para que o sentido do tempo e do devir se tornasse medular no meu modo pessoal de ser e de sentir.»
In:Uma casa aberta a todos, D. Manuel Clemente
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Animarte no Cadaval 31 de Maio e 1 de Junho
Bom dia,
na Animarte, que decorrerá dias 31 de Maio e 1 de Junho, estará em exposição o Livro Mágico que foi produzido pelas crianças do Agrupamento de Escolas do Concelho, na sequência do projecto da CPCJ sobre os Direitos das Crianças e no qual tivemos, enquanto Agrupamento, uma participação activa ao nível da concepção e planeamento.
Estamos todos convidados a passar por lá (quem tiver disponibilidade e o entender, claro) para vermos o resultado final.
| ANIMARTE regressa ao Cadaval com dois dias de animação | ||||
|
Link do Programa da Animarte: http://www.cm-
Etiquetas:
Agrupamento,
Ano Escutista 2012/2013,
PAIS
Subscrever:
Mensagens (Atom)


